ONDE REPORTAMOS


Kamikia Kisedje

AMAZON RJF GRANTEE

Rainforest
Journalism Fund
Amazon

Kamikia Kisedje é fotógrafo e cineasta indígena, formado pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Desde 2000, tem acompanhado e registrado vários eventos importantes para o Movimento Indígena, tais como assembleia de associações, manifestações culturais, iniciativas de diferentes povos e a mobilização nacional indígena em Brasília.

A publicação destes vídeos e fotos tem finalidade educativa, de fortalecimento da cultura, da saúde, e da defesa da causa indígena e do meio ambiente.

Realizou vários trabalhos para ONGs indígenas e indigenistas, e para diferentes comunidades. Teve o seu trabalho reconhecido com prêmios em festivais como o filme Txeijkhô khãm Mby (2007); o programa sobre saúde indígena da Rádio Xingu FM (2006); a ficção Mulheres Guerreiras (2010) e o vídeo-manifesto Carta do Povo Kisedje para Rio+20 (2012). 

Entre outros trabalhos importantes, destaca a cobertura como repórter indígena da Rio+20 em 2012 e a participação na mostra de vídeo realizada na Cúpula dos Povos em comemoração aos 25 anos do Vídeo nas Aldeias. Além disso, realizou a documentação da elaboração do Plano de Gestão do Xingu, em Mato Grosso e em Altamira/PA e, por fim, teve a honra de realizar a documentação da participação indígena na COP21 realizada em Paris (2015), durante a qual acompanhou a liderança indígena Raoni.

Com a experiência adquirida, também vem realizando, junto com o Vídeo Nas Aldeias e outras ONGs, oficinas de fotografia e de formação de novos cineastas em aldeias de vários povos, e especialmente na Terra Indígena Xingu. Tem assim difundido e compartilhado esse conhecimento pelas aldeias do país.

Kamikia Kisedje headshot