WHERE WE REPORT


Translate page with Google

Event

O Pulitzer Center participa do 18º Congresso Abraji

Event Date:

July 2, 2023 | 2:45 PM -03 TO 4:15 PM -03
Participants:
A green tropical rainforest logo.
English

Professional land grabbers are willing to invest a large amount of money to deforest huge areas and...

SECTIONS

O Pulitzer Center vai participar do 18º Congresso Abraji com uma palestra e uma oficina. 

Nossas duas iniciativas de florestas tropicais, o Rainforest Journalism Fund (RJF) e o Rainforest Investigations Network (RIN), lideram as atividades.    

PALESTRA:

A palestra acontecerá, presencialmente, no dia 30 de junho, às 9:30 - 11:00
 

O Amazon Rainforest Journalism Fund irá organizar uma conversa com quatro jornalistas sobre como o jornalismo independente e local pode pautar novas narrativas sobre a Amazônia.

Com o título, “Visões comuns para a Amazônia: jornalismo colaborativo e local”, as jornalistas Ariene Susui, Rosiene Carvalho, Nelly Luna Amancio, moderadas pela Verónica Goyzueta, irão comentar sobre o diferencial de produzir histórias diretamente da floresta amazônica e como um olhar local sobre temas complexos pode quebrar estereótipos e oferecer novas formas de encarar os desafios e as oportunidades da maior floresta tropical do mundo.  

OFICINA: 

A palestra acontecerá, presencialmente, no dia 2 de julho, das 14:45 às 16:15

O Rainforest Investigations Network (RIN) irá organizar uma oficina com Fernanda Wenzel, jornalista ambiental, que foi uma Fellow da rede investigativa em 2022 e Gabriel Farías, membro da equipe Amenaza Roboto. 

A oficina, intitulada “Como investigar e dimensionar uma tragédia ambiental”, irá abordar como Wenzel criou sua série “Ladrões da Floresta”, que foi publicada, em quatro partes, no Intercept Brasil. A jornalista irá explicar sua trajetória, metodologia e como usou dados de satélite, georreferenciamento e plataformas como o QGIS para pautar suas investigações. 

Gabriel irá compartilhar o trabalho “Cidade Submergida”, vencedor do Sigma Awards de 2023, que no Uruguai, com uma equipe de cientistas e jornalistas, analisou diferentes bancos de dados sobre a linha de inundação e seu impacto sobre a população e instalações fundamentais na costa de Montevidéu.